top of page

ESPIRITUALIZAÇÃO, UMBANDA e CHICO XAVIER

  • casadocaminhoaruan
  • 27 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

ree


Respostas sobre UMBANDA dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971

Pergunta: Quem são os “pretos-velhos”, “exus” e “pombas-gira” que incorporam na Umbanda? Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?

Resposta: Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria (e não totalidade), são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorve-las; quando não têm, fazem-no através dos despachos (vale uma observação sutil na resposta de Chico Xavier, que a ideia está mais ligada ao despreparo de alguns médiuns e casas ditas de Umbanda no que tange a mediunidade em seu estudo e no conhecimento do plano astral). São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados (a ideia é simples e nos remonta desde esta época a uma reavaliação dos procedimentos energéticos ligados aos trabalhos nos terreiros).

************************************* Hoje já encontramos dentro do movimento Umbandista, espíritos interessados e empenhados em promover sua espiritualização. De 1971 para cá o cenário na espiritualidade mudou e muito, e também precisamos lembrar que muito do que vemos ainda dentro do movimento Umbandista, é fruto da mente mística de muitos médiuns que não atualizaram o seu conhecimento. Chico Xavier não estava errado em sua colocação e isso nos faz refletir sobre como podemos mudar este cenário dentro da Umbanda, com práticas mais simples e mais foco dentro do aprimoramento da mediunidade em si o que notamos ainda faltar um pouco dentro do movimento Umbandista. Isso pode mudar se dirigentes se desprenderem um pouco de "crenças limitantes" e introduzirem estudos complementares para seus médiuns. Espiritualizar não é "destruir", mas se empenhar com questionamentos que nos fazem rever o caminho, sempre focando sua simplicidade e melhora. (texto nosso)


Texto original acima extraído da obra:

Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier

Comentários


011-98930-9440

©2022 por Casa do Caminho Aruanda. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page