116 anos de UMBANDA
- casadocaminhoaruan
- 15 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Hoje 15 de Novembro de 2024 a Umbanda comemora seus 116 anos de anunciação através do Caboclo das Sete Encruzilhadas com o seu médium Zélio Fernandino de Moraes.
Muita luta, aprendizado, enganos também e mudanças ocorreram ao longo deste curto espaço de tempo o que torna a Umbanda uma religião ainda em fase de transformação, mas o que me empolga de certa forma é saber que muito ainda pode ser feito e será. Acredito que o exemplo da TENSP (Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade) ainda revive em nosso inconsciente, falando como Umbandista e as mudanças seguem seu rumo silencioso diante do cenário que se abriu em nome da Umbanda, tão comercializada, mau compreendida por certos ditos praticantes e médiuns, impactada pelo preconceito, o legado do Caboclo das Sete Encruzilhadas segue.
Hoje só agradeço por tudo o que ao longo destes 25 anos como dirigente tenho aprendido, desconstruído e aperfeiçoado em minha vida com a Umbanda.
Acredito em sua espiritualização, os guias já falaram isso há muito tempo atrás e hoje vivo e sinto isso acontecer a minha volta.
Este texto é só uma singela homenagem a todos que de forma séria conduziram os caminhos da Umbanda até os dias de hoje e um registro de que muito ainda está por vir e nós da Casa do Caminho Aruanda seguimos a risca o que nos foi orientado.
"SIMPLIFICAR" é a palavra chave para os próximos anos da Umbanda, acredite, agrade ou não assim será.
Salve a Umbanda, salve o Caboclo das Sete Encruzilhadas, salve o futuro da Umbanda.
Géro Maita
Dirigente e médium da Casa do Caminho Aruanda
"Umbanda é a manifestação do Espírito para a caridade"
Comments